Misteriosas nuvens alongadas voltam a aparecer em Marte; veja foto
A sonda Mars Express, da agência espacial europeia ESA, registrou de novo as intrigantes nuvens longas e finas na região do vulcão Arsia Mons, em Marte, entre os dias 17 e 19 de julho. A formação é composta de gelo, não sendo é uma pluma ligada à atividade vulcânica na região. Essa não é a primeira vez que este é fenômeno é observado; em 2018, a sonda já havia registrado uma formação de nuvens alongadas na mesma região, no que é um fenômeno periódico no Planeta Vermelho.
- Nasa capta imagens de nuvens raras de Marte que contêm cristais de gelo
- ESA mostra mais provas de que Marte um dia já teve rios em sua superfície
- Sonda da ESA encontra novos vestígios de ozônio e dióxido de carbono em Marte
Jorge Hernandez-Bernal, líder do estudo, comenta que os astrônomos já vinham investigando este fenômeno há algum tempo e, assim, já esperavam que a nuvem estivesse prestes a reaparecer. “Essa nuvem alongada se forma todo ano marciano nessa estação, em volta do solstício sul, e se repete por 80 dias ou mais em um ciclo diário rápido. Entretanto, ainda não sabemos se essas nuvens são sempre impressionantes assim”, explica.

Eleni Ravanis, estudante de pós-graduação da missão Mars Express, explica que a maior parte das naves que orbitam Marte conseguem observar essa formação apenas no final da tarde, ou a veem em ângulos mais fechados. Tudo isso confere vantagens à Mars Express, que tem uma posição privilegiada: como a sonda tem órbita elíptica e está equipada com o instrumento VMC, que tem amplo campo de visão, é possível tirar fotos que cobrem uma grande área do planeta logo de manhã e, assim, observar a formação quando ela volta a surgir.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
-
A equipe científica da Mars Express nomeou o fenômeno como Arsia Mons Elongated Cloud ("nuvem alongada de Arsia Mons", em tradução livre), ou simplesmente AMEC. Assim, os próximos estudos deverão trazer mais informações para os pesquisadores sobre como essas nuvens se formam, por que isso ocorre durante a manhã, e desde quando elas surgem.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- 10 atores que nos deixaram muito cedo
- A caminho de Marte, nave chinesa Tianwen-1 faz primeira foto da Lua e da Terra
- Coronavírus | Vacina da Johnson & Johnson tem eficácia confirmada em animais
- Correios podem entrar em greve em plena alta do e-commerce
- Apple confirma: novos iPhones vão atrasar e não chegarão em setembro
Comentários
Postar um comentário