3 vantagens e desvantagens de usar o Firefox no PC
O Mozilla Firefox foi originalmente lançado em novembro de 2004 e, logo no primeiro ano de lançamento, o navegador atingiu a marca de 100 milhões de downloads. Isso fez com que o browser se tornasse, naquela época, o software de código aberto mais utilizado por usuários domésticos.
- 5 extensões que você pode usar para melhorar o desempenho do Mozilla Firefox
- Dica: aprenda a definir a sua página inicial no Mozilla Firefox
- 6 dicas básicas para usar a internet com segurança
A intenção da Mozilla Foundation era desenvolver um browser que fosse leve, intuitivo, ao mesmo tempo que seria seguro. E, até hoje, um dos grandes diferenciais do navegador é o seu enfoque na segurança dos dados de seus usuários.
Mas, assim como qualquer outro software, o navegador possui pontos positivos e negativos. Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desvantagens do Mozilla Firefox. Confira abaixo!
-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-
Mozilla Firefox: vantagens
1. Foco na segurança
Um dos principais diferenciais do Firefox, comparado com seus concorrentes, é o enfoque na segurança dos dados de seus usuários. O navegador traz, de forma nativa, proteção contra inúmeros tipos de rastreadores da internet, e ainda traz proteção contra criptomineradores.

O browser também é capaz de eliminar inúmeras das pop-ups irritantes que alguns sites exibem, mesmo quando a página demora para carregar. De acordo com o site ZDNet, em 2019, a Agência de Segurança Cibernética da Alemanha (BSI) recomendou o Firefox como o navegador web mais seguro.
2. Oferece uma excelente experiência do usuário
Outro ponto positivo do navegador é o quanto a sua interface é acessível para novos usuários. Desde o seu lançamento, o grande enfoque do Firefox era ser acessível, e isso acontece, graças à uma interface que é similar a outros navegadores.
Isso acaba tornando a navegação dos usuários mais fácil e organizada. E, caso você tenha fechado a janela ou seu PC foi desligado, não se preocupe: ao reiniciar o navegador, é possível restaurar a última sessão manualmente. Assim, você pode continuar exatamente de onde parou.
Para fazer isso, clique no ícone de "Três linhas" no canto superior direito e, com o menu aberto, clique em "Restaurar sessão anterior".

3. Muitas opções de extensões e customização
O Firefox oferece uma vasta biblioteca de extensões que podem ser adicionadas no browser para personalizar e melhorar a experiência de usuário. O número de extensões ultrapassa a casa de 6000 opções, além de possuir mais de 500 temas.
Isso pode ser uma grande vantagem para quem quer personalizar a interface do navegador para poder trabalhar com mais eficiência, além de deixá-lo com a sua cara.
Mozilla Firefox: desvantagens
1. Problemas de compatibilidade
Apesar de inúmeros pontos positivos, o Firefox não funciona bem em todas as plataformas, especialmente nas mobile. Além disso, alguns sites não são compatíveis com o navegador, o que significa que eles podem não ser exibidos para os usuários da maneira correta.
Determinados sites acabam usando APIs específicas para navegadores que utilizam o Chromium como base, o que pode justificar esta incompatibilidade. A versão web do Skype, por exemplo, não é compatível com o navegador.

2. O navegador apresenta certa lentidão
O Firefox enfrenta problemas ao carregar algumas páginas, especialmente se o navegador possui muitas extensões e ferramentas instaladas. A grande capacidade de personalização, por mais positiva que seja, pode se tornar um problema no processamento e no uso de memória.
Nesses casos, opte sempre por utilizar extensões publicadas por desenvolvedores confiáveis e que, de preferência, estejam bem avaliadas no site de extensões do navegador.
3. Consome muita memória do computador
Assim como alguns dos seus concorrentes, outro ponto negativo do Firefox é a alta quantidade de memória RAM e CPU que o navegador utiliza. Este fato pode fazer com que usuários que tenham um equipamento mais básico, não consigam rodar o navegador de forma consistente.
Este problema também pode acontecer com bastante frequência se você abre muitas abas, ou utiliza o navegador por um longo tempo. Fique sempre atento ao uso de RAM do seu dispositivo e reinicie o navegador sempre que preciso. Lembre-se que você pode continuar de onde parou.
Agora você está um pouco mais familiarizado com as vantagens e desvantagens do Mozilla Firefox, um dos navegadores mais seguros da atualidade.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Satélite aposentado pela NASA há 50 anos cairá na Terra neste sábado (29)
- Por que a percepção do tempo mudou na pandemia? Cientistas explicam!
- iPhone 12 deve ser mais caro mesmo sem fone e carregador, indica relatório
- E se você estiver usando máscara errado? Confira 7 mitos e verdades sobre o item
- MIUI 12 | Saiba quais celulares da Xiaomi irão receber a atualização
Comentários
Postar um comentário