Receita Federal inaugura página para ajudar na regularização online de CPFs
Percebendo um aumento na procura por interação presencial em suas unidades de atendimento, a Receita Federal acaba de anunciar uma página especial em seu site, construída especificamente para que os cidadãos brasileiros possam tirar dúvidas e resolver questões relacionadas com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A ideia é que os civis não tenham que deixar suas casas neste delicado momento de pandemia.
- Como atualizar o cadastro do seu CPF pelo celular
- Como regularizar o CPF pela internet
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“Nas situações mais comuns, não há necessidade de sair de casa. O cidadão pode atualizar o CPF pela internet e, se houver necessidade de apresentar os documentos de identificação, pode enviar por e-mail à Receita Federal, anexando, também, uma selfie sua segurando o documento, para comprovar a legitimidade”, explica o órgão, orientando que, por conta do novo coronavírus (SARS-CoV2), os contribuintes evitem o atendimento físico.
A hotpage, que foi batizada como “Meu CPF”, é bastante simples — acesse por meio deste link. Primeiro, ela apresenta um infográfico bem amigável que explica, de forma visual, os quatro problemas mais comuns que você pode sofrer com o documento: tê-lo como “pendente de regularização”, como “suspenso”, como “titular falecido” ou como “cancelado”. Cada um desses status possui um motivo específico e um procedimento para regularização.
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Na mesma página, você encontra atalhos para fazer a sua inscrição no CPF, atualizar seus dados, consultar a situação do documento e obter uma cópia em formato digital ou impressa. A Receita Federal ressalta que, para fins de solicitação do Auxílio Emergencial, os pedidos de regularização de CPFs levam em média 72 horas para serem processadas e refletidas no sistema da Caixa Eletrônica Federal.
A página, batizada simplesmente como Meu CPF, conta inclusive com um infográfico bastante amigável para auxiliar os cidadãos a entender os diferentes tipos de problemas que podem ocorrer com o documento; todos os atendimentos são online
Leia a matéria no Canaltech.
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